Por que as Costas doem durante a Gestação?

Por que as Costas doem durante a Gestação?

A gravidez costuma ser um momento mágico, mas também de muita dor para as mulheres. Estima-se que a cada 10 gestantes, 7 sentem dores na coluna, principalmente na região lombar.

Confira abaixo por que isso acontece e também algumas dicas de nossos especialistas.

Por que isso acontece?

Isso ocorre porque a gestação causa uma verdadeira transformação no corpo da mulher: o útero cresce, os músculos abdominais ficam mais fracos, o centro da gravidade muda de lugar e o aumento do peso concentra-se na barriga.
As dores mais comuns na coluna são:

  1. A dor ocasionada pela sobrecarga nos ligamentos, músculos, discos e articulações, devido problema de postura;
  2. A dor ciática, que, como o próprio nome já diz, é no nervo ciático, na base das costas, dos lados, causada por inflamação ou pressão;
  3. A dor pélvica, muito comum na gravidez.


Duas dicas para evitar essas dores:

O melhor remédio é manter uma boa postura

  1. Ao contrário do que muitos pensam, a gestante não está proibida de fazer exercícios durante a gravidez – muito pelo contrário. As atividades moderadas reduzem a probabilidade de a gestante sentir dor nas costas. No entanto, antes de começar a prática de qualquer exercício, fale com o seu médico obstetra.

A postura correta também ajuda

  1. Ao sentar, a mulher deve sempre manter a coluna ereta. Ao pegar algo no chão, lembre-se de dobrar os joelhos e não a coluna. Na hora de dormir, deite-se de lado, com um travesseiro entre as pernas. Essas são medidas simples, mas muito importantes na prevenção de dores na coluna. Lembrando sempre que essas são medidas preventivas, mas que, ao aparecimento de qualquer dor durante a gravidez, o médico deve ser procurado.